domingo, 13 de fevereiro de 2011

Entre cobras e lagartos

Depois de meses sem poder escrever devido a questões judiciais o Drink volta com toda força para dar continuidade a esse que é sem duvida o melhor projeto jornalístico dos últimos tempos da cidade de Fortaleza. Com ainda mais ousadia, os novos posts do Drink sairão semanalmente, todos os domingos, sempre trazendo uma cobertura sincera de uma opção da noite.

Sem mais conversas vamos ao que interessa. O post de reinauguração é sobre o bar que faz a cabeça da já cansada galera alternativa de Fortaleza, o Toca do Plácido.  Apesar de já existir a mais de 40 anos, o bar só entrou em evidência a cerca de um. Localizado num bairro obscuro, numa esquina obscura e com iluminação obscura, o estabelecimento segue a receita que sempre da certo entre a elite intelectual alencarina: mesa na rua, garçons simpáticos e as vezes meio bêbados, fotos com clientes nas paredes, decoração com artesanato e música ao vivo. O Drink escolheu o "toca” pra fingir que é politizado e comemorar a renúncia do ditador do Egito Hosni Mubarak.

Politizadões fazendo EGITO com as unhas da semana
 
O destaque vai para o paisagismo estilo matagal que toma conta da calçada do lugar. Provavelmente você sentará de baixo de uma trepadeira nunca podada e que abriga a comunidade de um habitat. Numa das vezes que o Drink visitou o local uma catita caiu da trepadeira em cima da mesa. O Drink gritou e correu pro meio da rua. A já cansada galera alternativa ao redor levou tudo numa boa e até achou a catita uma gracinha. Há algumas semanas uma fonte relatou para o Drink o aparecimento de uma mini-cobra em sua mesa.

Mexe qualquer coisa dentro doida, já qualquer coisa doida dentro mexe


Mas ôw besteira, o que importa é participar de um movimento, é se encaixar numa geração, é fazer parte dessa história. Sentado a beira do asfalto, com os carros passando coladinhos nas mesas o Drink pegou um guardanapo, pediu uma caneta ao garçom e começou a anotar o resumão:

Pra vestir: recomenda-se as peças com uma cara américa latina/feira hippie. Para os homens é comum o uso de chápeu modelo Panamá. Cigarro sempre na boca. Flor na cabeça também ganha pontos e compõe com a ambiencia. A galera também curte o sustentável, então se você puder, vá de bicicleta.

Será que ela mexe o chocalho ou chocalho é que mexe com ela?
 
Pra quem come em público: uma coisa o Drink não pode negar, tudo que é servido no “toca” é uma delícia, é só abstrair sua imagem mental da cozinha do estabelecimento. Destaque pra casquinha de caranguejo, super bem servida. 

Pra beber: a caipirinha com mangueira é de Deus, das melhores que o Drink provou e a cerveja tem várias mas a única que não tá faltando é a garrafa de skol de um litro, que o Drink da todo apoio. Sem dúvida o pra beber é o melhor do Toca do Plácido.

S2
 
Pra ouvir: música ao vivo com clássicos da MPB. O encanto da noite é garantido com muito Belchior e Alceu Valença no repertório. Depois da banda, sempre rola CD da Marisa Monte ou similar. O bar não dispõe de televisão. Por incrível que pareça parte da equipe do Drink acha essencial a existencia da televisão em bares. O que escreve é contra.

Pra paquerar: é ótimo pra quem curte bicho de orelha. Parte do Drink curte. Parte não.

Dica: chega cedo, pega na mancha e vai pro Marcão das Ostras. Antes de chegar, passar no caixa eletrônico, o bar não aceita cartão.

Toca do Plácido fica na Rua Fiscal Vieira com Castro Alves, s/n. Joaquim Távora.

By Sônia Pinheiro



10 comentários:

Ariadna Rosa disse...

marcão das ostras é bom e a faxineira da cozinha de lá deve ser a mesma da toca do plácido, que um dia eu tava lá (no marcão) e veio uma baratona cascuda com tudo em cima da mesa.

Krazy Catitah disse...

AVE DRINK!

anastacia disse...

Estou tão feliz que o drink voltou... ainda bem que que vocês conseguiram se livrar do processo e voltaram com tudo. Fortaleza merece.

anastacia disse...

EstouAAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHAAAAAAAAAZZZZZOOOOOOOOOOUUUUUU. Com ou sem rato adoro o toca.

ney filho disse...

pessimo bar!

Ju M. disse...

Não se surpreendam se chegarem lá pra ouvir um sambinha e não ter banda. Nao é sempre que o Marcelo, o dono, tá a fim de ouvir samba.
(Fato real)
A comida é sempre deliciosa, mas um vermífugo é sempre aconselhável.

amiga disse...

sou testemunha da queda do rato.
beijos.

Anônimo disse...

Chegue lá fora do peso e peça fritura pra você ver a reação do Marcelo ;)

A. C. disse...

adoro o toca do plácido! a comida e a música são boas,a bebida é barata. super indico também! e muito engraçado o blog!! rs

Anônimo disse...

O próximo unhas da semana será LIBIA? rsrsrsss