quarta-feira, 10 de novembro de 2010

LEVANTA A MÃO! Mas só quem quiser...

Bebel
Pra começar com chave de ouro a melhor praia do Brasil a oeste de Fortaleza. O DRINK cas'AMIGA esteve entre os dias 21 e 24 de outubro em Jericoacoara para prestigiar o Jeri Music Sport Festival que contou com a apresentação de atrações de renome internacional (Bebel Gilberto), renome nacional (Sandra de Sá) e renome local (cover da Cassia Eller, não, não era a Nayra Costa).

A praia é conhecida mundo a fora por seu difícil acesso (Bebel chegou de helicóptero ala Papai Noel de Shopping) e por ainda manter um caráter de vila de pescadores (porém com infra-estrutura). Os transeuntes são gringos e nativos, geralmente da mesma cor, tanto que se confundem entre si.

Pode-se dizer que Jericoacoara é um pólo gastronómico com uma grande variedade de restaurantes e bares. Tem comida regional, cozinha internacional, padaria, sushi, sorvete, maria juana, tudo. Nada que lembre ir ao Morro Branco e ter de fazer a feira num mercadinho. As opções de hospedagem também são variadas. Desde a pousadinha chinfrim até grandes complexos hoteleiros.

Belezas naturais estão dispostas por todos os lados. O acesso é de bugre. O preço é tabelado e a única variante é com emoção ou sem emoção. 

Se você é de Fortaleza reserve pelo menos um fim de semana com feriado imprensado por ano para desfrutar da praia. Se você é de fora, vá pra Jeri e se der tempo passe em Fortaleza.

Pra drinkar: bebidas vendidas nos quiosques dos nativos. As melhores pedidas são a maracujoska e a sirigueloska. Custam cinco reais. De tarde o ideal é a caipirinha no restaurante Jeri Surf. Se almoçar no local você leva grátis um passeio de caiaque. De ante-mão: é uma furada. O caiaque é pesado, difícil de arrastar até o mar e a maré vai levar você pra longe.

Melhor drink
A noite: beber nas barraquinhas do final da rua principal e se agarrar na praia. É tranquilo e tem espaço pra todo mundo. O forró na rua do Forró é um programa meio turistão, a amiga que escreve não recomenda. Às duas da manhã o agito é comer na Padaria Santo Antônio tipo o MonteCarlo. Da pra paquerar e saciar a larica. Se a praia tiver cheia a padaria vai estar insuportável. Dica: chegue gritando: QUERO 20 PÃES DE QUEIJO! Você será atendido mais rápido. O costume é pedir um ou dois. Às quartas e sábados às 6 da noite rola sessão de cinema ao ar livre na Jeri Surf, a pipoca é grátis.

Paquera: sempre rola e pra todos os públicos mas o ideal é ir de casal. Sapa, bicha e hétero se se empenharem sempre pontuam.

Não fazer: ir a pé pra Pedra Furada. É longe e a recompensa não vale a pena. Se estiver de 4x4 vá, pegue na mancha e volte. Assistir o pôr-do-sol em cima da duna também é roubada. Subir é cansativo e se sentar entra areia no olho. Além disso, tem sempre um momento palmas cafona e alguém tocando numa rodinha de violão. Fuja das rodas de capoeira e do passeio de jegue. Dica: se não gosta de pisar na areia tem o taxi praia.

Não fazer
Vale a pena: ir pra uma das lagoas. A mais ou a menos transparente, tanto faz. Basta ir numa só. O resto dos dias é pra dormir na praia.

Onde se hospedar: mosquito blue (www.mosquitoblue.com.br), vila dos ipês, casa de areia (www.casadeareia.com) ou chale dos ventos. Fuja das casas de pescadores ou da pousada Zé Patinha. 

Onde comer: restaurante dos nativos! Ainda cozinham o peixe melhor que os gringos. Foi dito que o feijão do restaurante Sapão é o pior do Ceará.

Deus me livre: boate da rua principal, perto das barraquinhas de bebida. A vibe é estilo boate No Name, sabe do que eu tô falando quem já foi pra Canoa Quebrada.

Como chegar: a empresa Redenção tem ônibus saindo diariamente do aeroporto, beira-mar e rodoviária de Fortaleza, dependendo da tarifa demora de 5 a 8 horas. De carro o ideal é sair no começo da tarde para chegar em Jijoca a noitinha (a viagem dura cerca de 4 horas pela CE-085, em ótimas condições de uso). Deixe o carro num estacionamento e pegue a jardineira. O passeio de jardineira à noite é bem mais bonito e agradável que de manhã.


Onde fica:
"A" de agora vem!
O que vestir: osklen, havainas e blueman para eles. osklen, havaianas e água de coco para elas.

O ideal é reservar três dias pra viagem. Vá de preferência no segundo semestre do ano. Não chove e a frequência de gringos é maior, da pra carimbar o passaporte.

Divirtam-se e curtam o melhor que o litoral cearense tem a oferecer.

By Tiêta.

8 comentários:

Unknown disse...

Jamais aceitarei um passeio de caiaque com brinde...=p

Adriane disse...

Achei super irreverente esse blog. Vcs vieram para ficar! Amay!

Anônimo disse...

não é jeri surf e sim CLUB VENTOS
http://www.clubventos.com.br

Lady Chardonnay disse...

AMIGAH ESSA É A MELHOR REVIEW DE JERICOACOARA EVER!

amay.

Anônimo disse...

de jeri, queredenha, a senhora não sabe nadinha! Típica lesinha q só foi duas vezes e acha q entende Durma na praia, então

DRINK cas'AMIGA disse...

hahahahahahahahahahahahahahahaahahahahahaahahahahahaahhahahahahahaahahahahhahahahaahahahahahaahahahahhahahahahahahaahahahahahhahahaahahahahahahahahahahahahahaahahahahahahaahahahahaahahahahahahahahahaha!!!
ow mulher, num vem tentar competir não criatura... Vc será esmagada tão facilmente. Vai ler o almoço de amigas! Bjo.

DRINK cas'AMIGA disse...

e já que vc curte números o drink já esteve 4 vezes em jeri só esse ano. Bja!

Brigitte disse...

orra!